img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Casa da Família Selbach - Bom Princípio preservando sua essência

Investir na restauração de um prédio, ou de mais um prédio de um sítio histórico rico, é como manter uma biblioteca. A história se preserva e vai se contando, materializada, com suas próprias ferramentas. Pois no último sábado (27 de agosto de 2016) a cidade de Bom Princípio comemorou uma parceira de ouro. Comunidade, Poder Público, empresas, e a família dona do imóvel, que o cedeu em comodato de 20 anos, para a restauração e instalação de uma escola de música e sedes de grupos culturais da cidade. 


Em uma cerimônia que contou com a apresentação de vários grupos culturais de Bom Princípio, foi dada a largada no último sábado, 27, para as obras de restauração da Casa da Família Selbach, na Rua Irmão Weibert, no centro da cidade. O projeto de restauração do imóvel teve início com a assinatura do contrato de comodato com a Família proprietária da casa, ocorrido em 2014, e que dá direito de uso ao Município por 20 anos e no sábado foi assinado o contrato de execução da obra.



Já em 2014 foi feito o diagnóstico e projeto de restauração, pelo arquiteto especialista em restauro, Edegar Bittencourt da Luz.  Em seguida teve início a captação de recursos para patrocinar a obra. O patrocínio serrá das empresas Aparas Guarise, MD Móveis Ltda (Madesa) e Selbetti Gestão de Documentos S/A., por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Estado do Rio Grande do Sul; e da Lei Rouanet, do Governo Federal.


Depois de restaurada, a casa será sede da Orquestra WBK, do Coral Masculino, do Coral Feminino, do Coral de Meninas, das Pequenas Vozes, todos grupos culturais locais. Além disso, outra parte da casa será destinada a uma Escola de Música. A obra terá início em 1º de setembro e a previsão é de que as obras estejam concluídas em nove meses.


Para Jaqueline Custódio, que fez o relatório do Projeto de Restauro pelo Conselho Estadual de Cultura a restauração vai recuperar a história da edificação, de quem morou na casa e da própria importância para a comunidade do edifício, que já foi correio, estação rodoviária, hospedaria, salão de festas. “A comunidade tem isso como uma coisa muito dela e isso é muito importante na questão do restauro”, disse Jaqueline.


Para Daniela Steffen, produtora cultural que assessorou o município na implantação do projeto,restaurar a casa é restaurar e valorizar o patrimônio cultural material e imaterial. “Tanto na obra do prédio, como expresso nos saberes, e no legado da música. O ponto forte pra mim é a união de todos por um objetivo comum, familiares,  comunidade, poder público e empresas. É gratificante”, disse a produtora.



Uma parte de um sítio histórico muito bem preservado. Assim a diretora do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Miriam Sartori Rodrigues, definiu a casa. Conforme Miriam, quando foram iniciadas as obras de restauro da Igreja Católica de Bom Princípio - que, segundo ela é uma das mais belas do Estado -, houve uma percepção que de uma forma isolada não poderia ficar a igreja, já que ela fazia parte de um conjunto histórico importante. “Aí se iniciaram as tratativas, a administração abraçou o projeto, toda a rua foi tombada. O projeto de revitalização da rua incluiu várias ações e agora a Casa da Família Selbach foi premiada para instalação da escola de música e sede da orquestra e grupos culturais”, relatou.


Representando a Administração Municipal no evento, o vice-prefeito Luiz André Steffen lembrou que a obra representa para uma junção dos três tempos, passado, presente e futuro. “Nós estamos muito felizes de poder entregar este projeto para a comunidade porque aqui temos certeza de que não é só uma semente que está se plantando e sim está se fazendo germinar algo muito próspero que é unir toda a história do nosso município ao futuro”, avalia.
“O evento marca uma trajetória de muito trabalho”. A afirmação é do secretário Municipal de Gestão e Finanças Jônatas Weber. Segundo ele, desde aprimeira conversa informal, pesquisa de legislação, criação da lei, contrato de comodato, e outras ações, muito trabalho foi empreendido e muita gente envolvida. “Também não podemos esquecer do mais importante, que foi uma parceria muito grande da própria Família Selbach”, lembra.


Falando em nome dos grupos culturais que vão ocupar o prédio depois da restauração, o maestro da Orquestra WBK, Davi Dessoti destacou a felicidade do momento para todos. “Embora nós tenhamos uma história longa nesta cidade, alguns dos grupos já têm mais de 20 anos, nós somos grupos culturais nômades, sem endereço, o que não é um privilégio só de Bom Princípio, mas uma realidade em todo o Brasil. Mas aqui nós sempre batalhamos muito, e sempre estivemos a espera de alguém que abraçasse nossa causa e nos desse uma sede. Meu desejo é que esta casa seja uma casa com vida, com atividades diárias”, afirmou o maestro.


Durante o evento, Luiz Selbach falou em nome da Família Selbach, e em seu discurso, relembrou momentos da infância e juventude e afirmou que a família estará sempre à disposição para que se mantenha o projeto. 

O Estado também foi representado na assinatura do contrato. Esteve presente na cerimônia o secretário adjunto da Cultura do RS, André Kryszczum. Ele destacou no seu discurso, que este é um momento em quea comunidade toda se envolve no processo de resgate da sua própria história. “Estar colaborando neste processo de resgate da identidade desta comunidade é muito bom. Mais ainda na medida em que sabemos que a destinação é para transformar o imóvel em um espaço permanente de cultura”, destacou.

A Casa
O antigo Sobrado da Família Selbach marca a paisagem de Bom Princípio com a sua arquitetura de influência art déco. Construído sob fundações em blocos de arenito e paredes de tijolos maciços, a construção marca o tempo e os usos que a casa teve ao longo dos anos, como hospedaria, posto de combustíveis, estação rodoviária, cartório, padaria e loja de calçados, central telefônica e salão de festas.
Por sua relevância histórica e arquitetônica buscou-se a sua preservação, influenciada pelo laço afetivo da família que perpassa a valoração física do bem cultural, bem como a memória afetiva que está no imaginário social da comunidade de Bom Princípio. 
A revitalização da Casa da Família Selbach é considerada uma das mais importantes conquistas culturais da cidade dos últimos anos. Incorporado em um projeto maior, de revitalização da Rua Irmão Weibert – cujo objetivo é preservar a história e a cultura do patrimônio situado ao longo desta rua -,o início das obras de restauro da Casa da Família Selbach é um marco que representa ainda a valorização dos grupos culturais de Bom Princípio, que serão beneficiados com uma sede, demanda que eles trazem desde que foram fundados; e uma Escola de Música, para manter e ampliar a tradição musical da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário