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quinta-feira, 14 de julho de 2016

Pais entram na brincadeira dos filhos no resgate de brinquedos de antigamente

Resgatando brinquedos da Infância. Este é o título de um projeto desenvolvido com os 12 alunos da turma de Jardim B I. Com o apoio do Programa A União Faz a Vida, da Cooperativa Sicredi, a proposta das professoras Josiane Fraga e Lucilene Kuhn, começou em abril deste ano, passou por uma pesquisa realizada com os pais, sobre quais os seus brinquedos na infância e culminou na decisão da construção da casinha no pátio da escola, num projeto que envolveu crianças, professores, famílias e comunidade.


Depois da decisão da construção, o grupo foi em busca da arrecadação de materiais e logo após se deu inicio a obra. Como esta turma é pequena, segundo as professoras, acabou sendo fundamental a participação das famílias. “Contamos hoje com a parceria ativamente de nove pais e um avô dos pequenos”, disse Lucilene.

No decorrer do projeto foram realizadas outras construções, também com a ajuda de familiares. Entre elas, carrinho de lomba, pernas de pau, colheres de pau, pipa, bonecas de pano, cinco Marias. “Nos sábados as mães e as crianças participam de rodas de chimarrão com lanches compartilhados. As crianças aproveitam para se divertir com os colegas. Assim, percebemos como é importante esta interação entre família e escola” explica Josiane.

Conforme Josiane, o projeto teve início depois de um passeio nos arredores da escola. “Percebemos que seria importante resgatar as memórias da infância, sentindo, tocando e ousando da criatividade, através da construção de brinquedos mais simples. Valorizando e vivenciando a pureza da infância dos familiares. Desta forma, se reduziu o ênfase ao consumismo infantil, tão presente na vida diária das crianças”, revela a professora.

A sua colega Lucilene lembra que o objetivo do projeto é oportunizar um resgate para as crianças, das vivências da infância dos seus pais em relação ao brincar. “Eles precisavam usar a criatividade para construir os brinquedos. A construção da casinha proporciona para as crianças um resgate dessas vivências, onde o mundo do faz de conta e o desejo pelo brincar se fazem presentes. As crianças já estão encantadas com a casinha e cheias de entusiasmo, trazendo sugestões de como podemos utilizá-la, e assim, enriquecendo este espaço”, afirma Lucilene.

A diretora da EMEI, Janete Schneider Poersch destacou que o projeto vem de encontro àquilo que se acredita ser ponto de partida na Educação Infantil. “O brincar como enfoque principal, desenvolvendo todas as habilidades e competências dos nossos alunos. Esse Projeto resgata isso. Como resultado temos a construção de uma casinha, fruto do envolvimento das professoras, dos pais, da comunidade e do Programa A União Faz a Vida”, lembra a diretora.

Uma brincadeira para todo mundo
Para as crianças, conta muito o brincar sem gastar. Assim pensa, por exemplo, o aluno Caio Daniel Fernandes, de 5 anos. “É legal porque a gente quer construir brinquedos de antigamente para brincar e a mãe gastar menos”, disse o menino. O mesmo pensamento tem Stéfani Monique Muller, 6 anos. “A gente não pode comprar um monte de brinquedos porque senão os pais ficam pobres e para os pais não ficarem pobres a gente faz brinquedos”, explica. Para Dgeovana Tayna Schneider, 5 anos, ajudar a construir também dá uma graça a mais no processo. “A gente ajuda a construir para a gente brincar muito e ser cada dia mais feliz”, finalizou a garotinha.

Mas se os filhos estão contentes, os pais não ficam longe disso. Viviane Hofsetz, mãe de Lucas, salienta a importância do projeto. “É muito bom ver nossos filhos resgatando um pouco dos brinquedos do passado”, avalia. Já Rosane Schneider destaca ainda a integração entre família e escola. “Esta integração permite nos conhecermos um pouco mais. Até porque, o tempo para estas trocas é pequeno”, lembra.

Responsáveis pelo serviço mais pesado, os pais também estão radiantes. Laércio Trasel, pai de Gabriel, conta que foi o filho que pediu que ele participasse. “É importante o envolvimento das famílias na construção da casinha. E é uma coisa que vai ficar para a escola, permitindo que outras crianças utilizem”, destacou.

Leonardo Hanauer, pai de Bruno, reforçou a integração. “O bacana disso tudo é que a gente tem uma oportunidade de integração com o pessoal da escola, que é o lugar onde nosso filho fica. Além disso, a gente acaba tendo um entrosamento bacana, entre os pais, tendo mais união. Acho que todo mundo ganha com isso, inclusive a escola. Além disso, hoje, nos tempos de internet, a gente está fazendo algo que vai fazer com  que nossas crianças se movimentem um pouco mais, que saiam da frente do computador, onde ficam jogando ou assistindo vídeos. Ali vão ter mais oportunidade de correr, pois é um brinquedo bacana , que acho que será bem aproveitado pelos nossos carinhas”, completou.

A União Faz a Vida

A União Faz a Vida oferece às instituições educacionais um Programa de Formação Continuada de seus profissionais enfatizando o trabalho com projetos. Sua metodologia procura partir da curiosidade e necessidade das crianças buscando a elaboração de projetos que combinem o que a criança quer saber com as capacidades, objetivos e habilidades a serem desenvolvidas pela escola. Um de seus objetivos é contribuir para a educação integral de crianças oportunizando a ela a construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa.

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